segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Trabalho em grupo/equipa: que vantagens?


Não foram precisas muito mais do que algumas horas de trabalho conjunto para ter consciência do quão difícil é trabalhar em grupo, com pessoas com as quais não estamos habituadas a fazê-lo. Assim, este trabalho de projeto tem-se mostrado um autêntico desafio, fazendo-nos inclusive refletir acerca das nossas próprias convicções e modos de agir e/ou pensar, quando nos vemos confrontados com opiniões contrárias ou simplesmente diferentes da nossa.
Em diversos momentos, tenho até dúvidas se estaremos a realizar, de facto, um trabalho em grupo de uma forma considerada adequada. Como tal, achei oportuno compreender algumas das vantagens que poderão advir do trabalho em equipa ou em grupo, a fim de poder melhorar a minha "postura", bem como o meu modo de agir, no futuro, não apenas durante o presente trabalho, mas igualmente nos restantes e enquanto futura enfermeira.
Deste modo, o trabalho em grupo apresenta, de facto, inúmeras vantagens, promovendo a interação entre os estudantes e aumentando a qualidade das novas aprendizagens. Por outro lado, dado que o trabalho em equipa promove a ajuda mútua no que se refere às aprendizagens, possibilita ainda uma melhoria das habilidades sociais e comunicacionais, mostrando-se, então, benéfico para os vários elementos integrantes (Bonals, 2003, cit. in Barbato, Corrêa, Souza, 2010). Assim, o conceito "aprender em grupo" implica que o grupo se foque no processo ensino-aprendizagem, e não apenas no produto da sua própria aprendizagem (Gayotto & Domingues, 2000, cit. in Barbato, Corrêa, Souza, 2010), uma vez que desenvolve "mudanças na relação do estudante com o conhecimento, com o professor, com o colega e consigo mesmo" (Barbato, Corrêa, Souza, 2010, p. 54).
O processo de ensino-aprendizagem permite ainda ao estudante um exercício para a sua prática profissional futura, ensinando-o a autoconhecer-se, a escutar, a dialogar, a partilhar experiências e a conviver com uma variedade de opiniões, em que é necessário o desenvolvimento de uma série de características fundamentais no trabalho em equipa e, nomeadamente, a dinâmica de grupo e a forma como este se coordena (Barbato, Corrêa, Souza, 2010).

Referências Bibliográficas
Barbato, R.G., Corrêa, A.K., Souza, M.C.B.M. (2010). Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 14(1), 48-55. Acedido em 30 de novembro, 2012, em http://www.eean.ufrj.br/revista_enf/20101/artigo%206.pdf

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