MÚSICA
NO ATENDIMENTO INFANTIL
A
música faz uso dos sons, do silêncio, timbre e ritmo, esta tem ganho um papel
fundamental para facilitar os cuidados a crianças portadoras de paralisia
cerebral (Chagas & Tibúrcio, 2003) citado em (Tibúrcio, 2006). A música tem
um papel fundamental na prestação de cuidados a estes doentes. Sem dúvida que a
música é essencial para a vida humana. “ A música quando bem trabalhada
desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões” ( Ongaro, Silva
& Ricci, 2006), é muito importante estimular estas crianças, para assim
desenvolver a parte cognitiva, emocional e motora, permite que se desenvolva os
sentidos, a concentração, permite exteriozar as emoções e sentimentos, a
aprendizagem e a comunicação.
Desde a Antiguidade que a música tem um papel curativo. Aristóteles foi um dosprimeiros a explicar a importância da mesma no ser humano, pois esta proporciona emoções, sentimentos e movimentos, por isso era criada para proporcionar um estado de “ethos”, ( Padilha, 2008). A primeira utilização da música como forma integrante nos cuidados humanistas e holísticos foi por Florence Nightingale em 1859, era usada com fim terapêutico, permitia o alívio da dor dos soldados ( Gonçalez, Nogueira & Puggina, 2008).
Com a utilização da música constrói-se um ambiente muito benéfico, que favorece a prestação de cuidados. A criança é envolvida num ambiente de sons, ritmo, silêncio, que proporcionam bem-estar.
Desde a Antiguidade que a música tem um papel curativo. Aristóteles foi um dosprimeiros a explicar a importância da mesma no ser humano, pois esta proporciona emoções, sentimentos e movimentos, por isso era criada para proporcionar um estado de “ethos”, ( Padilha, 2008). A primeira utilização da música como forma integrante nos cuidados humanistas e holísticos foi por Florence Nightingale em 1859, era usada com fim terapêutico, permitia o alívio da dor dos soldados ( Gonçalez, Nogueira & Puggina, 2008).
Com a utilização da música constrói-se um ambiente muito benéfico, que favorece a prestação de cuidados. A criança é envolvida num ambiente de sons, ritmo, silêncio, que proporcionam bem-estar.
Referências
bibliográficas:
Chagas,E.P
& Tibúrcios,S.A (2006). A importância
da música para o portador de paralisia cerebral.XII Simpósio Brasileiro de
Musicoterapia.
Gonçalez,D.F,
Nogueira,A.T & Puggina,A.C (2008). O uso da música na assistência de
enfermagem no Brasil.Cogitare Enfermagem,
13(4).
Ongaro,C.F,
Silva,C.S & Ricci,S.M (2006). A
importância da música na aprendizagem. Trabalho não publicado, Centro
Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense.
Padilha,M.C
(2008).A música no tratamento de crianças
com pertubação do espectro do autimo. Dissertação de Mestrado, ( trabalho
não publicado), Universidade de Beira Interior, Covilhã.
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