Escolhi uma temática relacionada com música devido
à forte influência que esta exerce no meu dia a dia, sobretudo no meu bem-estar.
Pretendo compreender como devo a utilizar como recurso para influenciar, de
forma positiva, a vida das pessoas, enquanto futuro enfermeira. Decidi
juntar-me a alguns colegas que também se direcionaram para esta temática devido
ao facto de ser uma mais-valia trabalhar em grupo. A OMS (1988, cit. in Chaves, 2004) considera que a formação do estudante
consiste no meio ideal para realização de trabalhos de grupo, que, por sua vez,
permitem o desenvolvimento de competências instrumentais, cognitivas e
relacionais.
Na realidade, tenho mais afinidade para a área da Saúde Infantil e Pediátrica, e portanto cada elemento do grupo irá direcionar-se para aquela com que
mais se identifica. No meu ponto de vista, num trabalho de grupo, embora o
objetivo central seja comum, cada pessoa pode adotar métodos ou caminhos
diferentes que levem ao mesmo fim, pois o essencial é que a pessoa traga para o
trabalho as suas próprias experiências, habilidades e competências, de forma a
enriquecer o mesmo. Segundo Chave (2004) o resultado final será diferente da
soma das partes, dado que o trabalho desenvolvido individualmente por cada
elemento distingue-se do trabalho realizado pelo grupo.
Como o trabalho em equipa é constituído por
diferentes elementos, estes apresentam diferentes valores, crenças e opiniões, e consequentemente, podem ocorrer certos conflitos, que, por vezes, são
positivos, na medida em que permitem uma mudança, e, então, uma
evolução contínua. Para que isto seja possível é imprescindível saber
comunicar, respeitar a opinião do outro, escutar, partilhar opiniões e chegar a
um consenso. Assim, se um grupo souber
comunicar consegue usufruir das vantagens de um trabalho de grupo. Varela
(2009) corrobora que um ambiente positivo num grupo de trabalho parte da
criação de um clima de compreensão, através de uma comunicação eficaz, entre
todos os elementos do grupo, alcançando, assim, um equilíbrio.
Considero este trabalho vantajoso para o nosso
percurso enquanto estudantes, pois prepara-nos, simultaneamente, para o
trabalho em equipa, fulcral em enfermagem. Isto verifica-se na prática, pois, de acordo com Barbieri (1997, cit. in Chaves, 2004), os profissionais de
enfermagem têm que valorizar as ações multiprofissionais e as relações interpessoais,
através do respeito, confiança, cooperação e apoio, para atingir uma
qualidade nos cuidados.
Referências
Bibliográficas:
Chaves, C.M.C.B. (2004). Competências/sinergias das equipas de saúde. Millenium, 30, 252-254. Acedido em 7 de dezembro, 2012, em
http://www.ipv.pt/millenium/Millenium30/20.pdf
Varela, A. (2009). A comunicação dentro da Equipa. Acedido em 8 de dezembro, 2012, em
http://usf-montecaparica.min-saude.pt/Documents/Boletim%20Comunicacao.pdf
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