terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Importância de um trabalho de grupo




Escolhi uma temática relacionada com música devido à forte influência que esta exerce no meu dia a dia, sobretudo no meu bem-estar. Pretendo compreender como devo a utilizar como recurso para influenciar, de forma positiva, a vida das pessoas, enquanto futuro enfermeira. Decidi juntar-me a alguns colegas que também se direcionaram para esta temática devido ao facto de ser uma mais-valia trabalhar em grupo. A OMS (1988, cit. in Chaves, 2004) considera que a formação do estudante consiste no meio ideal para realização de trabalhos de grupo, que, por sua vez, permitem o desenvolvimento de competências instrumentais, cognitivas e relacionais. 
Na realidade, tenho mais afinidade para a área da Saúde Infantil e Pediátrica, e portanto cada elemento do grupo irá direcionar-se para aquela com que mais se identifica. No meu ponto de vista, num trabalho de grupo, embora o objetivo central seja comum, cada pessoa pode adotar métodos ou caminhos diferentes que levem ao mesmo fim, pois o essencial é que a pessoa traga para o trabalho as suas próprias experiências, habilidades e competências, de forma a enriquecer o mesmo. Segundo Chave (2004) o resultado final será diferente da soma das partes, dado que o trabalho desenvolvido individualmente por cada elemento distingue-se do trabalho realizado pelo grupo.
Como o trabalho em equipa é constituído por diferentes elementos, estes apresentam diferentes valores, crenças e opiniões, e consequentemente, podem ocorrer certos conflitos, que, por vezes, são positivos, na medida em que permitem uma mudança, e, então, uma evolução contínua. Para que isto seja possível é imprescindível saber comunicar, respeitar a opinião do outro, escutar, partilhar opiniões e chegar a um consenso. Assim, se um grupo souber comunicar consegue usufruir das vantagens de um trabalho de grupo. Varela (2009) corrobora que um ambiente positivo num grupo de trabalho parte da criação de um clima de compreensão, através de uma comunicação eficaz, entre todos os elementos do grupo, alcançando, assim, um equilíbrio.
Considero este trabalho vantajoso para o nosso percurso enquanto estudantes, pois prepara-nos, simultaneamente, para o trabalho em equipa, fulcral em enfermagem. Isto verifica-se na prática, pois, de acordo com Barbieri (1997, cit. in Chaves, 2004), os profissionais de enfermagem têm que valorizar as ações multiprofissionais e as relações interpessoais, através do respeito, confiança, cooperação e apoio, para atingir uma qualidade nos cuidados.


Referências Bibliográficas:

Chaves, C.M.C.B. (2004). Competências/sinergias das equipas de saúde. Millenium, 30, 252-254. Acedido em 7 de dezembro, 2012, em http://www.ipv.pt/millenium/Millenium30/20.pdf

Varela, A. (2009). A comunicação dentro da Equipa. Acedido em 8 de dezembro, 2012, em http://usf-montecaparica.min-saude.pt/Documents/Boletim%20Comunicacao.pdf

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